Seguidores

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Eu fui...


Fui na nutricionista !!!
Oi meninas....ontem foi tanta correria que nem deu tempo de contar como foi a consulta na segunda,né!
Mas vou contar agora..vai ser um pouquinho extenso mas vamos lá ...
Simplismente adorei ...
Não foi uma consulta foi uma aula...
Nome : Karla
Peso Atual : 84,5 kg
Altura : 1,60
IMC : 33
Tipo de dieta : Hipocalórica, prisão de ventre e rica em antioxidantes.
Conversamos sobre prisão de ventre, fibras, linhaça, castanhas, nozes, leite, alergias , gastrite, azia e importante e beber agua.
. Cortou meu consumo de leite, pois minhas alergias e azia poderia ser do leite e como não tem um exame especifico ( melhor o que tem é carissimo e plano de saude nao cobre) me pediu para não consumir leite e derivados por 1 mês.
Para me ajudar me passou um site :
. Consumir linhaça
Considerada um alimento rico em fibras, a casca contém proteínas, minerais e vitaminas. Possui ainda ômega 3 (especialmente a chamada linhaça dourada), ômega 6. Importante lembrar que esses nutrientes (“os ômegas”) contribuem muito para a saúde cardiovascular com a redução do LDL (o colesterol ruim). Não para por aí! Essa sementinha ainda tem vitamina E – que contribui para o bom funcionamento das células. Várias pesquisas apontam que a linhaça contribui para diminuir o risco de algumas doenças, aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular! Tudo isso afasta o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas.
. Consumir frutas oleaginosas (um punhado do mix delas )
NOZ: ótima fonte de energia; potássio; proteína vegetal e vitamina E, que tem ação antioxidante, além de proteger contra doenças do coração. Também é rica em ácido elágico, que pode inibir o crescimento de células cancerígenas
AMÊNDOA: fonte de proteína, fibras e ferro, além de conter mais cálcio que o leite
AVELÃ: rica em potássio, proteína, vitamina E, fibras e cobre
CASTANHA DE CAJU: possui proteínas, é rica em aminoácidos essenciais, aumenta os níveis de HDL (bom colesterol)
CASTANHA-DO-PARÁ: fornece selênio, mineral antioxidante que atua no equilíbrio da tireóide e do magnésio. Contém ômega 3, gordura que previne doenças do coração.
. Consumir óleo de coco
Ele controla a compulsão por carboidratos, pois proporciona uma sensação de saciedade e não estimula a liberação de insulina. Dessa forma, diminui a compulsão por doces.

Conversamos sobre :
.Prisão de ventre
A causa mais comum de prisão de ventre (PV) é, sem dúvida, o desaparecimento do reflexo da evacuação. Esse reflexo é normalmente pouco intenso e acontece quando as fezes, em volume de 100 gramas ou mais, enchem a ampola retal. Caso a pessoa não atenda ao estimulo, depois de algum tempo ele deixa de existirDe maneira geral, a pessoa com prisão de ventre toma muito laxante, cujo excesso provoca efeito pior que a doença em si. Nesse caso, é preferível ficar sem evacuar que tomar laxante catártico ( purgante), que estimula a eliminação de muita água. Esse fato acaba levando a um cólon ( intestino grosso) sem mobilidade ( sem movimento), que é chamado de cólon catártico.
O tratamento da prisão de ventre habitual deve ser orientado no sentido de o paciente ingerir bastante fibras, encontradas nas verduras , cereais e frutas. Indicam – se também : mamão ingerido com as sementes ( sem mastigá-las), laranja com o bagaço, ameixas pretas, farelo de trigo e de aveia, e arroz integral. Existem inúmeros produtos comerciais à base de fibras, contudo as do trigo são mais indicadas por serem insolúveis e auxiliarem melhor no tratamento da prisão de ventre. O ideal é ingerir no mínimo 40 g de fibras por dia, tomar bastante água fora das refeições e evitar tomar laxantes.

. Laxantes
Algumas pessoas sofrem de prisão de ventre por toda a vida porque se habituam ao uso de laxantes e, com o tempo, o cólon perde a mobilidade, deixando de responder até mesmo a doses elevadas do medicamento. Entretanto, algumas vezes, a prisão de ventre poder ser provocada por doenças orgânicas. O doente normalmente se queixa de cólicas e distensão abdominal; às vezes tem febre, além de eliminar sangue e muco pelas fezes.

Por que é tão importante beber água diariamente.
A água desempenha um papel essencial em quase todas as funções do corpo humano. É utilizada para a digestão, para a absorção e para o transporte de nutrientes; serve de meio para uma série de processos químicos; assume o papel de solvente para os resíduos do corpo e também os dilui para reduzir sua toxicidade, ajudando no processo de excreção do corpo. Ajuda ainda a manter a temperatura do corpo estável. Além disso, a água proporciona uma camada protetora para as células do corpo e, sob a forma de líquido amniótico, protege o feto em desenvolvimento.
A água é necessária à formação de todos os tecidos do corpo, fornecendo a base para o sangue e todas as secreções líquidas (lágrimas, saliva, sucos gástricos, etc), que lubrificam os diversos órgãos e juntas. Também mantém a pele macia e elástica.Com o envelhecimento, o corpo começa a ressecar cada vez mais. Por exemplo, o corpo de um bebê recém nascido consiste em 75 a 80% de água, contra apenas 50% no caso de um corpo adulto com 60 a 70 anos. Este processo de ressecamento se reflete em pele enrugada, fluxo reduzido de sangue e juntas mais endurecidas.
Essa falou sobre a nutrição funcional que é muito interessante.
Essas coisas foram as coisas principais da nossa conversa, pois falei com ela que não conseguia seguir aquela dieta engessada que na maioria das vezes as nutricionistas tradicionais passam e também não queria tomar remedio para emagrecer.
Não apenas gostei como amei a consulta...
Estou super animada e em organizando para que tudo dê certo.
bjs.

2 comentários:

  1. Oie amiga,

    Que bom que gostou da consulta! Ter ajuda de um profissional é extremamente essencial para se ter sucesso!!!

    Eu já consomi bastante linhaça e agora estou meio parada, e estou precisando retornar a comê-la..pois faz um bem danado!!

    beijos e SUCESSO!!

    BEIJOS

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro as frutias secas e castanhas, essas coisaa. É prático de levar na bolsa, vc come duas e já alimenta, além de outros benefícios.

    ResponderExcluir